O Instituto Preservale resolveu implantar uma nova gestão moderna e eficaz,para o período de 2019/2022, calcada num conselho consultivo e em gerências operacionais, com três pilares temáticos: Preservação – Turismo – Empreendedorismo. Para atingir seus objetivos, foi criado um plano de trabalho, que tem como objetivo pensar o Vale do café como produto-turístico /cultural, levando em consideração o valor histórico do mesmo e sua importância para a o Rio de Janeiro e o Brasil.
Cada uma das gerências existentes na estrutura organizacional do Instituto, será responsável por um plano de trabalho, com metas e relatórios trimestrais, para acompanhamento da diretoria. O Conselho Consultivo passa a desempenhar um papel importante:o de pensar, sugerir e colaborar com o fortalecimento do Vale do café e atuar como voz ativa na divulgação da região.
Entendemos que os fazendeiros, hoteleiros, agentes de viagens da região, através de esforços pessoais e investimentos particulares tem conseguido manter acesa a chama da herança preservada aqui existente, apesar dos parcos investimentos feitos pelo Estado,União e Municípios nos últimos 6 anos.
O plano de trabalho 2019/2022 vislumbra uma serie de atividades em conjunto com outras entidades da região, que já existem e podem somar para o fortalecimento do produto. Não podemos trabalhar sozinhos: dependemos de nossos atores e sobretudo de sua vontade constante de melhorar a qualidade do produto, assim como das ações de sucesso hoje existentes.
Vamos fazer do Vale do café um produto melhor estruturado, de qualidade e tendo uma cooperação maior entre seus diversos atores.
O plano será dividido por área temática: Preservação – Turismo – Empreendedoriamo
Vamos iniciar pelo Turismo:
Ao fazermos uma breve análise da região, identificamos muitos fatores positivos em empreendimentos que investiram na criatividade e empreendedorismo, com novas formas de viabilizar seus espaços, com exposições, museus, atividades de resgate cultural, vivencias históricas ou ainda novos segmentos, como casamentos.
Nosso plano de turismo prevê:
Nosso plano de Preservação prevê:
Nosso plano de Empreendedorismo prevê:
Para cada um dos planos acima, serão desenvolvidas atividades operacionais pelas gerências. O Conselho consultivo também estará envolvido na análise e sugestões para os planos e ações operacionais.
I – Realização de 12 lives para divulgação do Vale do café e seus parceiros com audiência de 5000 participantes
II – Realização de 4 exposições no facebook sobre o Vale do Café com 25 000 visitantes
III – Lançamento do Livro-Memórias do Vale do Café
IV – Divulgação do Vale do Café e seus parceiros nas redes sociais do Instituto
V – Divulgação das atividades do Instituto Preservale na mídia com 95 inserções
VI – Lançamento de Video promocional do Vale do Café em conjunto com o Vale do Café Convention & Visitors Bureau
VII – Apoio na implementação de protocolos de segurança na cadeia produtiva do Vale
VIII – Campanha “Eu visitei o Vale do Café e curti” nas redes sociais durante a pandemia para manter acesa a imagem institucional da Região
IX – Participação dos podscasts do Vale do café Convention & Visitors Bureau para Divulgação da região
X – Atualização do Portal do Instituto Preservale com inclusão de novos roteiros e de informações relevantes para o publico e associados.
Instituto Preservale
Gestão Nestor Rocha
I – Reformulação total do portal do Instituto Preservale – www.institutopreservale.com.br
II – Açōes de capacitação turística com workshops de atendimento turístico, marketing turístico e história e gastronomia do Vale do Café;
III – Ações de promoção do produto Vale do Café junto à imprensa e formadores de opinião;
IV – Desenvolvimento de pesquisas para obter o perfil do turista que visita o Vale e seu grau de satisfação;
V- Fortalecimento da sinalização turística do Vale do Café na Dutra;
VI – Criação do Conselho Consultivo do Instituto Presevale formado por personalidades para pensar o Vale do café;
VII – Parcerias com o Vale do Café Convention &Visitors Bureau, Fundação Cesgranrio, Escola Técnica de Turismo Cieth, Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e Portal consultoria em Turismo;
VIII – Criação de roteiros turísticos no Vale do Café com nossos associados.
Estamos construindo um novo momento para o Vale do Café. Junte -se a nós em 2020 e venha fortalecer ainda mais o produto Vale do Café.
Nestor Rocha diretoria e gerências operacionais