A Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite, de origem portuguesa. Vindos de Minas Gerais, eles foram atraídos para o Vale do Paraíba pela riqueza do café no Século XIX. Os Barões de Itambé e de Vassouras foram considerados os membros de maior renome na família, que se afazendou por locais como Conservatória, Rio das Flores, Barra Mansa e Valença.
A atual sede do casarão foi erguida em 1852 e nela destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. A construção foi feita em base de pedra e piso de peroba do campo e possui detalhes no estilo neoclássico.
E foi essa atmosfera do Séc. XIX que inspirou a realização de saraus históricos, onde personagens caracterizados da época do Brasil Império, proporcionam aos hóspedes e visitantes, uma experiência inesquecível, através de interpretações e apresentações musicais. O cenário se completa com as estátuas, em papel machê e tamanho natural, do Imperador D. Pedro II e de sua esposa, a Imperatriz D. Teresa Cristina.
Os encontros, realizados nos finais de semana e feriados, também são uma excelente oportunidade para experimentar as delícias da gastronomia da época.
No interior do casarão, os hóspedes fazem uma surpreendente viagem pelo tempo em forma de objetos originais do século XIX, como bengalas, cartolas, porcelanas, entre outros.
A sede da fazenda está aberta à visitação em horário programado.
Fonte: Booking.com