As fazendas do Vale do Café fluminense estão resgatando a produção cafeeira. Integrante da Associação Roteiros de Charme, a Fazenda Florença, em Conservatória, iniciou sua produção em 2017 e entra 2019 colhendo os primeiros frutos. O cafezal da fazenda está aberto à visitação e o hotel também oferece cafés gourmet de alta qualidade que podem ser degustados na recém-inaugurada cafeteria da fazenda, localizada no próprio cafezal.
Hotel Fazenda Florença
A Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite, de origem portuguesa. Vindos de Minas Gerais, eles foram atraídos para o Vale do Paraíba pela riqueza do café no século XIX. Os Barões de Itambé e de Vassouras foram considerados os membros de maior renome na família, que se afazendou por locais como Conservatória, Rio das Flores, Barra Mansa e Valença.
A atual sede do casarão foi erguida em 1852 e nela destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. A construção foi feita em base de pedra e piso de peroba do campo e possui detalhes no estilo neoclássico.
No interior do casarão, os hóspedes fazem uma viagem pelo tempo em forma de objetos originais do século XIX, como bengalas, cartolas, porcelanas, entre outros. A sede da fazenda está aberta à visitação em horário programado.