O Distrito de Barra do Piraí, que vem se destacando cada vez mais na região, seja pela gastronomia ou seu calendário de eventos culturais, sempre teve como principal característica ao longo de sua história, a atividade rural. No auge do ciclo do café, Ipiabas teve diversas áreas de Mata Atlântica devastadas para que as plantações dos cafezais pudessem se expandir.
Durante os anos de 1883 e 1961, o distrito era cortado pela Estrada de Ferro da Rede Mineira de Viação, que ligava Barra do Piraí a Santa Isabel do Rio Preto, passando por Conservatória. Posteriormente a ferrovia foi estendida até Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais. Com visual deslumbrante, cortando serras e as matas da região, a viagem tinha um dos pontos altos quando passava pelo túnel de Ipiabas.
Atualmente Ipiabas vem se destacando com o seu calendário de eventos gastronômicos, musicais e culturais tornando o distrito cada vez mais atraente durante todas as estações do ano.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Túnel da Rede Mineira de Viação – Construído, a pedido da Rede Mineira de Viação, para facilitar o transporte no trecho Barra do Piraí x Ipiabas e o escoamento do café do sul de Minas ao Rio de Janeiro. Inaugurado em 1883 foi escavado por mãos escravas em uma rocha de cerca de 250 metros de altura.
Pedra do Gavião – Lugar perfeito para contemplar a Natureza com vista em 360º. Para os mais ousados, o paredão, de cerca de 100 m de altura, é uma excelente opção para a prática de rapel. O caminho até a pedra é feito pela antiga estrada de ferro.
Cachoeira da Floresta – São duas quedas formadas pelo Rio das Flores. A primeira tem aproximadamente 3, 5 m de altura e a segunda quase 5 metros. As quedas formam piscinas naturais. A vegetação em torno, composta de grandes árvores, completam a paisagem.
Casarão da Antiga Remonta – Era neste casarão, datado de 1874, que a Guarda Imperial realizava a troca dos animais cansados das longas viagens. Em 1930, já pertencendo ao Exército Brasileiro funcionou como Quartel da Remonta.
Igreja de Nossa Senhora da Piedade – O famoso Capitão Mata Gente a construiu em 1850 com a intenção de conquistar um título de nobreza. Uma característica dessa igreja é a ausência de altares laterais.
Fonte: Portal do Vale do Café