O Festival Vale do Café acontece sempre em julho, em cidades da região do Vale do Paraíba. Além de Volta Redonda, fazem parte Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Três Rios e Resende (incluída em 2012).
Desde 2003, o festival promove uma grande celebração de música e História, com apresentações de artistas e orquestras – como a Orquestra de Cordas de Volta Redonda – em praças, igrejas e fazendas históricas da região. A maior parte dos eventos é gratuita.
A Serra do Mar vem beirando o litoral desde o Rio Grande do Sul e interioriza-se próximo a Angra dos Reis, originado uma planície que se distancia da orla gradualmente, onde se situa a Guanabara. A Serra da Mantiqueira estende-se de São Paulo a Minas. Entre as duas Serras: o Vale! Formado por 15 municípios, a região teve o café como principal fonte de renda no Século XIX, chegando a produzir 75% do café consumido no mundo! Localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro, o Vale do Café vem ganhando destaque no turismo regional e é um roteiro que promete te surpreender!
Dentre as atividades do FESTIVAL VALE DO CAFÉ, temos:
CONCERTOS EM FAZENDAS HISTÓRICAS
Os concertos em fazendas históricas nos propiciam conhecer ao vivo e em cores (muitas cores) flagrantes do século XIX, autênticos testemunhos da história do país. Um acervo patrimonial abrangente que permite visitarmos desde palacetes neoclássicos a núcleos produtivos mais rústicos. Tudo isso combinado com um lanche colonial e o que há de melhor da música clássica/erudita brasileira!
Uma oportunidade imperdível de conhecermos atrações que, de outra forma, não poderiam ser visitadas. Por isso, ao longo de sua trajetória, o Festival Vale do Café vem incentivando a participação de muitas Fazendas histórias. Cada vez mais elas se dedicam a receber turistas com programas de visitação mediada ao patrimônio, disponíveis ao longo de todo o ano.
CONCERTOS GRATUITOS
Desde sua criação, em 2003, para cá o Festival se espalhou por mais e mais municípios da região turística do Vale do Café, levando música de qualidade, descobrindo e fazendo circular o movimento cultural e artístico do Vale, e principalmente, mostrando uma região praticamente esquecida do Estado do Rio de Janeiro onde se respira Cultura, Natureza e História. Convidamos você, a andar pelos centros históricos dos municípios do Vale, apreciar o casario colonial, conhecer os praças e igrejas que se transformam em palco para os concertos gratuitos!
CURSOS GRATUITOS
Preservar o passado, valorizar o presente e aprimorar o futuro. Pensando assim, o Festival Vale do Café desenvolveu outra faceta: os cursos gratuitos de voz e instrumentalização. Ao longo de sua história, os cursos já deram oportunidade a mais de 4.000 alunos. O objetivo é permitir o aperfeiçoamento musical dos alunos, reforçando sua paixão pela música. São milhares de histórias marcantes que estimularam a profissionalização de jovens aprendizes, valorizando a inserção social através da música.
23JUL.
FESTIVAL DO CAFÉ – VASSOURAS
sex., 23 – dom., 25 de jul.
R. Barão de Vassouras – Centro
Vassouras – RJ
Fonte: Google