A região do café, no estado do Rio de Janeiro, é um ponto de turismo formado por 13 cidades localizadas no Vale do Paraíba. Todo seu charme ainda conta com potencial para um passeio por fazendas, ideal para você que gosta de descobertas históricas e curiosidades.
Iniciei o passeio por Vassouras, conhecendo a casa da Hera e finalizei em Valença onde conheci a Fazenda Taquara – Sobre essa fazenda todas informações por Whatsapp (24)999198567 – essa última fica mais próxima do município Barra do Piraí. As regiões são muito próximas e o roteiro inclui mais de 8 fazendas históricas, abertas a visitação com guia.
Vassouras está localizado a 120 km da capital carioca e o vale do café produzia mais de 75% de todo grão consumido no mundo – nas décadas de 1850 e 60 o Brasil tornou se líder na exportação. Também é na região que acontece o festival Vale do Café, de 21 a 30 de julho.
Ficou curioso (a)? A seguir confira dicas para conhecer o Vale do Café e saiba como chegar lá partindo de Minas Gerais ou São Paulo.
• Como chegar ao destino?
Se você programou o roteiro da sua viagem para o Vale do Café partindo de São Paulo, posso afirmar que o passeio pode ser tranquilamente realizado de carro. São pouco mais de 400 km partindo da capital, o que resulta em uma média de 6 horas de viagem. A rota inclui apenas a BR-116 ou a BR-116 com um trecho da BR-393.
Já partindo de Minas Gerais, mais especificadamente, da capital Belo Horizonte, a viagem promete levar entre 5 a 7 horas. Se optar pela BR-040, o motorista irá percorrer o trajeto em 380 km (algo como 5 horinhas e meia). Mas, ao preferir a BR-494, o trecho conta com 465 km, levando em torno de 7 horas e meia para ser realizado.
• Dicas do que fazer em cada cidade do Vale do Café
Lembra que falei no começo que são 13 cidades no Vale do Café? São elas: Barra Mansa, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Piraí, Pinheiral, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Volta Redonda.
Porém, as cidades e fazendas que visitei são:
-> Vassouras
A cidade de Vassouras é a mais animada e cheia de atrativos – com palacetes, casarios, hotéis e até mesmo um teatro. Não deixe de visitar a Igreja Matriz, a Praça Barão de Campo Belo, o Chafariz Monumental e o Museu Casa da Hera.
-> Barra do Pirai
O distrito conta com atrativos para visitantes de todos os estilos e idades. Turismo de aventura, gastronomia, ecoturismo e artesanato são os principais destaques da cidadezinha. É a partir de Barra do Piraí que você pode visitar a Fazenda Taquara, fica bem pertinho!
Além disso, não deixe de visitar o clássico Chafariz da Carioca, o primeiro sistema de abastecimento de água da região.
A praça Nilo Peçanha, Ponte Getúlio Vargas e a Casa da Princesa Isabel também merecem sua visita.
–> Conservatória
Apesar de fazer parte da região do café, a programação da cidade girar em torno da música – serestas, serenatas e espetáculos temáticos. O roteiro inclui ainda uma visita guiada no cine Centímentro.
Não deixe de conhecer o Túnel que chora, a rua das flores, o Espaço sonora, e o calçadão do seresteiro. Aproveite o clima de cidade interiorana, com café da manhã nas pousadas estilo confort food.
-> Valença
Para quem vem de MG, fica depois de Barra do Pirai, antes de Conservatória. A fazenda histórica mais próxima é a Vista Alegre. Confesso que não tive oportunidade de conhecer!
Um dos elementos da cultura é a folia de Reis, que acontece no dia 6 de Janeiro, onde os foliões se reúnem na Catedral Nossa Senhora da Glória.
Para quem pretende conhecer o estado do Rio de Janeiro e a história do Café no período Imperial, essas são as dicas de cidades interessantes para um roteiro cheio de charme e cultura.
abraços!
Fonte: ABRAÇO MUNDO