Conheça as Maravilhas de Miguel Pereira – Rio de Janeiro!

O Município de Miguel Pereira fica bem pertinho da capital do Rio de Janeiro, localizada no centro sul do Rio, e apesar de ser uma cidade do interior carioca, o clima de Miguel Pereira é considerado um dos melhores do mundo, por ter temperaturas médias durante todo o ano e chuvas bem distribuídas ao longo dos meses.

Para viajantes que gostam de natureza, um clima agradável de interior, cachoeiras e lagos, não iram se decepcionar se optarem por Miguel Pereira como destino de viagem. Uma cidadezinha simples, não tão grande, que carrega muita cultura, história, pontos turísticos e um clima perfeito para bons passeios e muito descanso.

Miguel Pereira fica bem ao lado das cidades de Paty do Alferes e Vassouras, é fácil conhecer todas as cidades e depois se hospedar por Miguel Pereira, uma fica perto da outra e todas valem a pena passarem. Comida caseira, hotéis, pousadas e resorts estão espalhados por todos os melhores locais de Miguel Pereira, acompanhe!

Como chegar

Chegar até Miguel Pereira é fácil, e pode ser feito o trajeto via Dutra, tanto de ônibus como de carro, e transfer. O mais viável para quem vem fora do estado do Rio de Janeiro, é chegar primeiro na capital e de lá pegar um meio de transporte de sua preferência para Miguel Pereira.

Se você já for do estado do Rio, na rodoviária – Terminal Novo Rio há ônibus que vão direto para Miguel Pereira, o primeiro ônibus do dia saí sempre às 07:30 da manhã. A viajem é tranquila, com belas paisagens naturais, além de ficarem poucos quilômetros da capital carioca.As passagens de ônibus variam de preço, depende do horário que você pegara o ônibus e qual acento quer. O preço vai de R$26, 62 á R$35,80, e em média são 6 viagens feitas do Rio de Janeiro a Miguel Pereira.

Quando Ir

Fazenda Piedade Capela Niemayer - Miguel Pereira

Fonte:Mapa de Cultura

Como a grande maioria dos passeios para serem feitos em Miguel Pereira incluem água e trilhas, a melhor época apara visitar a região são em tempos de clima mais quente, entre os meses de abril e setembro é o ideal. Entre os meses de dezembro e março, a estação é muito quente e Miguel Pereira fica mais movimentado, mas de abril em diante é uma época ótima para viajar para a cidade, passear e também já não sofrer com o calor extremo.

Mas durante todo o ano a temperatura de Miguel Pereira é morno, podendo atender aos turistas em qualquer época e preferência de mês para viajar.

Paty de Alferes

Centro de Paty de Alferes

Fonte: Viver na Serra

Miguel Pereira é localizado é um dos melhores pontos do interior do Rio de Janeiro, proporcionando um fácil acesso para outras localidades para com pontos turísticos incríveis. A exatamente 7km de Miguel Pereira se encontra o município Paty Alferes, lá ocorre a famosa Festa dos Tomates e o Festival do Vale do Café, muito conhecido no Rio de Janeiro.

Mas não são apenas eventos que podemos encontrar por lá, visitar as construções históricas e as fazendas de café são boas opções de passeios também. Para aqueles que gostam de bebidas, fazer uma visita no Museu da Cachaça é o lugar ideal para conhecer sobre cachaças e experimentar as melhores, típica do interior. Sem arrependimentos colocar uma visita a Paty Alferes no roteiro quando estiver por Miguel Pereira.

Viaduto Ferroviário Paulo de Frontin

Fonte: Cariocando por ai

Passeando por Miguel Pereira um local que não pode faltar no roteiro é uma visita para conhecer o Viaduto Ferroviário Paulo Frontin, construído de arquitetura e engenharia Belga. Para se ter ideia o viaduto é o único viaduto férreo em curva do mundo, e as fotos por lá são estilo Europa, por conta da arquitetura tão única de Paulo de Frontin.

A ferrovia possui 82 metros de comprimento e 32 metros de altura, contando a partir do Rio Santana que passa por baixo de seu arco e dão uma foto estilo cartão postal de Miguel Pereira.

Lago Javary

Lago Javary - Miguel Pereira

Fonte:Guia do interior

Ponte do Lago Javary

Ponte do Lago Javary - Miguel Pereira

Fonte: Flickr

Uma visita ao Lago Javary é imperdível para quem vai visitar Miguel Pereira, não importa se em família, entre amigos ou casal. O local tem o famoso passeio de pedalinho, passeios a cavalo, charrete, quiosques com petiscos bem saborosos e um clima único no local.
O local é aconchegante, bem típico de interior e com muitas opções de lazer, para turistas que gostam de se divertir e ao mesmo tempo realizar passeios mais sossegados, pode colocar Lago do Javary no seu roteiro, que você não irá se arrepender!

Museu Francisco Alves

Museu Francisco Alves - Miguel Pereira

Fonte: Guia do interior

Miguel Pereira carrega muitas histórias e cultura, vale muito a pena conhecer o Museu Francisco Alves na cidade. O museu foi criado em homenagem ao chamado “rei da voz”, inaugurado em meados de 1974 o museu é a casa que o conhecido rei morou, mas os moradores da cidade conhecem o local como castelinho.

O passeio é cultural, os visitantes podem conhecer mais sobre o cantor Francisco Alves (rei da voz), conhecer seus objetos pessoais como microfones, rádios, quadros e mais alguns pertences antigos da época e tirar fotos.

Cachoeira de Vera Cruz

Fonte: Manual de uma Mãe

A cachoeira de vera cruz é um dos melhores locais para conhecer a natureza e se refrescar em Miguel Pereira, localizada no bairro Vera Cruz (conhecido como Cach do Poção) apenas a 14 km da cidade. O local é de fácil acesso pela estrada de terra em meio a mata atlântica, e por isso encanta a todos que passam por lá.

Não é necessário pegar nenhuma trilha, é só parar o carro no estacionamento a beira de alguns bares da região da cachoeira e descer uma escada de pedras que dá nas águas. A paisagem é linda, e a cachoeira é uma das melhores do Rio de Janeiro.

Gostou de Miguel Pereira?

Miguel Pereira é o destino ideal para quem gosta de clima bom, interior, cachoeiras e muita natureza. O local tem fácil acesso para outras cidades do interior do Rio de Janeiro, que também guardam pontos turísticos bem naturais e oferece opções de turismo ecológico.

Fonte: TRANSPORTAL