Menos de 100 Km separam Piraí de nossa capital carioca. Para quem sai do Rio, após a Rodovia Presidente Dutra, basta seguir pela Serra das Araras e pouco tempo depois, já é possível desfrutar de um dos encantadores pedacinhos do Vale do Café.
O lugar é perfeito para quem deseja um final de semana tranquilo com pitadas de história, cultura, artesanato e sabores. Piraí está repleta de restaurantes especializados em um de seus produtos principais, a tilápia. No centro da cidade, não deixe de experimentar um dos pratos incríveis, do Restaurante Casa do Manequinho, elaborados com o peixe. Para completar, peça uma das sobremesas preparadas com macadâmia, uma espécie de noz, muito saborosa, produzida na região.
Um passeio até o distrito de Arrozal leva a uma viagem no tempo. Lá está o imponente casarão construído por Manoel de Souza Breves, em meados do Século XIX, uma lembrança marcante do poder econômico que o café ofereceu aos seus produtores.
Piraí também guarda um tesouro cultural daquela época, o grupo jongueiro da Cachoeira do Arrozal, fundado por descendentes dos escravos da Fazenda da Cachoeira, reconhecido nacionalmente como patrimônio cultural imaterial para preservação da memória da tradição e do saber popular.
Para relaxar em meio à Natureza, o Parque do Caiçara, rodeado de mata atlântica e um belo lago garantem os momentos de sossego para recarregar as energias.
Não dá para ir embora sem antes conhecer o Condomínio da Arte. É ali que talentosos artesãos expõem trabalhos surpreendentes criados a partir de escamas de tilápia, barro, papel, tecido, madeira e transformados em lindas e irresistíveis obras de arte.
Fonte: Portal do Café