Desde o Sec. XIX, a Folia de Reis

No interior do estado do Rio de Janeiro, os festejos de Natal ainda são comemorados por grupos que visitam as casas tocando músicas em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendem-se até as datas consagradas aos Reis Magos, 6 de janeiro e a São Sebastião, 20 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária da Espanha que ganhou força, especialmente no século XIX, e mantém-se viva em muitas regiões do país.

A visitação das casas é feita por grupos organizados, chamados de Folia de Reis e são compostos por músicos tocando instrumento tais como viola caipira, sanfona e acordeon.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, os grupos, muitas vezes, trazem os dançarinos ou palhaços com suas máscaras. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

Na região do Vale do Café essa tradição não poderia faltar. Alguns munícipios como Vassouras, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Valença, Piraí, entre outros, ainda mantém viva a tradição. A AGFORV – Associação dos Grupos de Folia de Reis de Valença-RJ, permanece atuante, através de apresentações dos grupos, em diversos eventos que envolvem esta cultura popular oferecendo, inclusive, cursos de acordeon e sanfona em sua sede.

Fontes:
Mapa de Cultura do Rio de Janeiro
Wikipédia