Fazenda Vista Alegre, em Valença

Fazenda Vista Alegre, localizada em Valença, é uma das mais importantes do Séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins. Além de ser referência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, já foi cenário de diversas novelas, minisséries e produções televisivas, como a novela “Salomé”, clipe especial Xuxa 10 Anos de Globo (“Lua de Cristal”) e a novela “A Viagem”, que foi reprisada recentemente no canal Viva.

Originalmente dedicada ao plantio do café, aprendia-se na Vista Alegre música, artes teatrais e religião. Instalada em uma de suas benfeitorias, especialmente edificada, nasceu a Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, que foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas. Lá havia também, a Casa da Música, onde se preparava a banda sinfônica da fazenda, antes de suas prestigiadas apresentações.

No auge do ciclo do café, a Fazenda Vista Alegre recebeu visitantes ilustres, como o Conde D’Eu e o pianista Gottschalk. Além de membros da família Real e personalidades importantes de nossa história que tiveram sua passagem em seus domínios, registrada para posteridade.

No início do século XX, a Vista Alegre passa a ter um importante papel como uma das pioneiras na produção de queijos.

Hoje, ciosa de seu passado e orgulhosa de seu presente, a Vista Alegre realiza visitações históricas guiadas com opções que incluem lanche e almoço; hospedagens na própria sede colonial; além de eventos sociais, culturais e corporativos.

Serviço:
Visitação simples;

Visitação com lanche (grupo mínimo 10 pax);

Visitação com Almoço: (grupo mínimo 15 pax);

Hospedagem e eventos;

Fonte: Portal Vale do Café