Fazendas centenárias guardam História do Ciclo do Café

Planejar uns dias de folga e pegar a estrada não é mais um sonho distante. Com todos os cuidados necessários para enfrentar a pandemia, o turismo voltou ao Estado do Rio de Janeiro. Se a ideia é descansar, curtir a natureza e viajar pela História, a escolha certa é o Vale do Café.

Lá, o turista encontra preservada a memória dos áureos tempos do Ciclo do Café, no século XIX. Para escoar a produção, estradas foram abertas; portos, construídos; e as cidades se desenvolveram. Também há a opção de praticar vários esportes de aventura, curtir a tradição musical e provar o irresistível café colonial.

Para facilitar a retomada segura do turismo e tranquilidade das viagens, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-RJ) lançaram o portal TURISMO CONSCIENTE RJ , onde é possível monitorar os destinos turísticos. A iniciativa inclui um selo de certificação para prestadores de serviços que seguem os protocolos de saúde e outras normas essenciais. Confira o mapa de funcionamento de cada município .

Não deixe de fazer a sua parte: use máscara e álcool gel, fuja de aglomerações, troque o dinheiro pelo cartão para pagamentos, prefira atividades ao ar livre, verifique a capacidade máxima nos pontos turísticos e monitore sua própria saúde. E, para maior segurança nos passeios, verifique se os veículos e embarcações, além dos guias de turismo e agências, estão devidamente registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) . Ao embarcar, esteja atento aos protocolos vigentes.

Veja abaixo as atrações dos 15 municípios do Vale do Café. Saiba mais sobre outras regiões turísticas do estado em www.turismorj.com . Fique seguro e aproveite!