O turismo rural é ainda um segmento novo em termos de turismo em nosso país. Apesar da tradição de se viajar para o campo acompanhar nossa cultura – muito pelo fato de nossa ligação com o meio rural, com a roça, com a vida rural como um todo, em função, principalmente, da própria formação e desenvolvimento do Brasil, o turismo rural organizado surge, em nosso país, somente em meados dos anos 80.
Existem algumas contradições com relação ao local específico e data em que o turismo rural realmente se iniciou no Brasil. Alguns registros indicam que a primeira região brasileira a implementar o turismo rural foi o município de Lajes, no planalto catarinense, no ano de 1986, na fazenda Pedras Brancas, que propôs acolher visitantes para passar um “dia no campo”.
A origem do turismo rural, por sua vez, remonta a Europa. Especialmente em países como França e Itália, Portugal entre outros, a atividade já vem se acontecendo há muitos anos, sendo vista principalmente como uma alternativa para a minimização do impacto do êxodo rural e o fortalecimento da produção agrícola e artesanal, além da valorização do patrimônio arquitetônico e cultural presente nestas regiões.
Recebendo diversas nomenclaturas diferenciadas como turismo no meio rural, turismo no espaço rural, agroturismo, turismo de habitação entre outros, a atividade, como dito, chega ao Brasil na década de 80, onde também assume formas e nomenclaturas diferenciadas por onde vai se instalando, mas, indiferente às nomenclaturas, segue a proposta de manter o proprietário na terra, uma vez que funciona como uma nova fonte de venda associada a produção, bem como atende a necessidade do turista em voltar as suas raízes e conviver com hábitos e costumes do campo.
Atualmente, o interesse pelo turismo rural bem como o número de empreendimentos no setor vem crescendo de forma espantosa. Inúmeras propriedades, de todos os tamanhos – desde a propriedade familiar até as grandes fazendas – em quase todos os estados têm investido na atividade com o apoio não somente do Ministério do Turismo, que tem incentivado o turismo rural, como também do Ministério do Desenvolvimento Agrário e ainda as diversas instituições que apóiam a atividade como Sebrae, Sescoop etc.
As dimensões continentais do país, sua vasta riqueza cultural e uma ligação muito profunda das pessoas com a terra, com as raízes, com os costumes rurais que ainda existe em todo o Brasil, convertem o país em um grande destino turístico cujo atrativo principal pode vir a ser o turismo rural.
O Conceito de Turismo Rural – Ministério do Turismo
A conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se Turismo Rural como:
“o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.