Visita a fazendas permite entrar em contato com parte da História do Brasil

O Vale do Café e seus palácios rurais

No século XIX, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de café do mundo. Graças a essa pujança econômica, os barões do café construíram verdadeiros “palácios rurais”, inspirados em construções europeias, principalmente francesas. Hoje, esses casarões integram o patrimônio histórico-cultural do Rio de Janeiro e são uma das principais atrações do Vale do Café, localizado no sul do estado.

Em Vassouras, particularmente, há muitos casarões e palacetes bem preservados. Uma delas é a Casa da Hera, residência senhorial típica da região, que foi transformada em museu e abriga um acervo valioso com móveis e objetos do século XIX.

Quem visita a região não só tem a chance de se hospedar em fazendas históricas como encontra uma natureza exuberante, ideal para a prática de ecoturismo e turismo de aventura. Cavalgada, voo livre, montanhismo, parapente e trilhas ecológicas são algumas das opções disponíveis para quem quer ficar mais próximo da natureza.

Para aqueles que se interessam principalmente por atividades culturais, a região também oferece vários atrativos. Entre eles estão grupos que mantêm viva a tradição da capoeira e da caninha-verde, dança de origem portuguesa. Pinheiral, por exemplo, é conhecida como a “capital do jongo” (dança de origem africana) — o município foi povoado por migrantes negros após a Abolição da Escravatura e preserva a memória desse período em locais como o Parque das Ruínas. Já Conservatória, distrito de Valença, recebeu o apelido de “Cidade das Serestas”, graças aos músicos que percorrem a cidade tocando serenata todos os finais de semana.

A riqueza cultural da região pode ser conferida no Festival Vale do Café, realizado anualmente, no mês de julho. O evento conta com apresentações musicais nas fazendas históricas, shows em praças públicas, cortejos de tradições locais, serestas e apresentações de bandas sinfônicas. Ao mesmo tempo em que resgata a cultura, o festival divulga o patrimônio histórico e arquitetônico desses municípios, que integram o Vale do Paraíba Fluminense.

Fonte: O Globo – https://oglobo.globo.com/rio/o-vale-do-cafe-seus-palacios-rurais-24112756