Um day use no Vale do Café

Sexta-feira dia 25 de março de 2022.Recebi um gentil convite de um amigo turismologo e sempre trabalhando em prol do Vale do Café ,José Luiz Junior,para conhecer o Hotel Fazenda Ribeirão ,em Barra do Piraí,a Fazenda São Roque assim como o centro cultural Cazuza,nas imediações da praça mais linda do Brasil,em Vassouras.Convite aceito saio do Rio por volta de 07h15min e às 09h10min,já estou fazendo check in no hotel .

Os procedimentos são rápidos e a colaboradora da recepção nos informa que o café da manhã vai até às 10 horas.Nos dirigimos para o restaurante do lago ao lado da piscina e nossa primeira constatação é que todos os procedimentos de segurança no tocante a Covid,já que a pandemia não acabou estão sendo cumpridos.Obrigatoriedade de máscara no buffet,onde só se pode ser servido com luva,além de todos os colaboradores com máscara e uma cordialidade única.

O buffet traz pães ,bolos,sucos,ovos,um pão de queijo delicioso ,entre outros com reposição o tempo inteiro.Findo o café ,vamos conhecer o alambique,que estava fechado para visita .O colaborador que ali se encontrava nos informa que a visita será no sábado mas informamos que ficaremos apenas um dia.Gentilmente nos deixa entrar,fotografar e ainda nos oferece uma prova das deliciosas cachaças ,feitas no estabelecimento.Um exemplo de flexibilidade que merece nossos aplausos.

Num contexto de um cenário de novela,muito bem cuidado,com colaboradores motivados e sorridentes em suas máscaras,sentimos uma paz interior grande e vamos descansar um pouco no quarto standard 13 que nos foi acordado.Não conseguimos ligar o ar e a televisão mas em menos de 15 minutos,após contato com a recepção,a manutenção chega e resolve o problema.

Após um pequeno “cochilo” e banho,o almoco está perto de acontecer.O quarto é confortavel e os lençois de ótima qualiade.O almoço acontece no mesmo restaurante do café da manhã,com saladas,pratos quentes e sobremesas,devidamente identificados.O arroz de pato é minha escolha e está delicioso,assim como as sobremesas e minha salada de batata.

Após o almoço,somos convidados pelo gerente de alimentos e bebidas ,Neandre Silva ,para um tour pelo hotel.Um mini zoo com até búfalos,uma cervejaria que fabrica a bebida para os hospedes e pode ser visitada,uma praia lacustre e até carneiros soltos encontramos.Para dizer a verdade,acharia melhor que estivessem no zoologico.Conhecemos de longe os quartos deck ,que ficam na beira do lago e cuja experiencia deve ser fenomenal.Espero me hospedar ali na próxima vez.

Às 15 h30min,o José Luiz vem nos buscar no hotel para o prosseguimento das atividades:as visitas no centro de Vassouras e uma breve reunião de trabalho.

A fazenda São Roque é nossa primeira parada.A imponente casa sede nos deslumbra e a existência de ruinas nos jardins.Dali,seguimos para o centro de Vassouras.A praça Barão do Campo Belo,considerada a mais bonita do Brasil,segundo o proprio jose Luiz,está muito cuidada e seu chafariz e igreja ao fundo completam a moldura de um quadro.Em seguida,visitamos o centro cultural Cazuza e a biblioteca municipal.Vou enviar na semana que vem alguns livros para o acervo da mesma.

É hora de ir embora mas entro na Igreja de Nossa Senhora da Conceição,para agradecer um dia abençoado e aproveitar a possibilidade de visitar Vassouras e arredores,pela primeira vez desde o inicio da pandemia.  https://www.fazendaribeirao.com.br/default.asp

Bayard Boiteux