Vassouras é um município do rico Vale do Café que dispõe de diversos atrativos históricos e culturais que agradam e encantam a todos os turistas, uma típica cidade interiorana distante apenas 120km da Capital.
A fachada dos casarios, palacetes e monumentos de Vassouras guardam as lembranças de um período de opulência, de um período áureo do Café no Século XIX.
Várias propriedades rurais e hotéis buscam manter as tradições, por meio de suas tradições e bela arquitetura neoclássica com natureza exuberante e preservada.
Fazendas da região mantêm vários objetos de época, mobiliários, peças que contam a história de costumes e vivências de uma época, o Ciclo do Café, ainda bem conservados.
A Casa da Hera, típico exemplar de uma residência senhorial, de beleza ímpar com suas paredes verdes recobertas de Hera, foi transformada em museu, mantido pelo IBRAM, aberto à visitação, nos remete a um passeio pelo tempo.
Também integram o roteiro as cavalgadas, a pesca, o belo artesanato local e claro a culinária que não poderia ficar de fora.
Distante a apenas 14km do centro, na fronteira com o Município de Eng. Paulo de Frontin, o jardim ecológico Uaná Etê com múltiplas possibilidades de trilhas, espaços culturais, aventura e muita diversidade, possui instalações interativas, num verdadeiro paraíso natural, Uaná Etê, tem que estar no roteiro daquele turista que ama natureza.
A famosa Praça Barão de Campo Belo, bem preservada e cheia de histórias e lindos casarios com seu tombamento paisagístico pelo IPHAN, é visita obrigatória para dar um passeio e tirar boas fotos para guardar na lembrança.
No alto da Praça, a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, é um espetáculo à parte.
O Centro Cultural Cazuza, também fica na famosa praça, a casa onde a mãe do artista nasceu e que voltou várias vezes para passas férias, que dá nome ao lugar, encontra-se tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional, mantém exposições e concertos para o público e ainda possui roupas, letras de músicas e mobília usada pelo artista em sua infância.
Como de praxe, a cidade possui a sua locomotiva, em ótimo estado de conservação e que não pode ficar de fora da sua visita.
As fazendas históricas de Vassouras são mais uma atração e algumas ficam abertas para visitação.
• Fazenda Cachoeira Grande;
• Fazenda Santa Eufrasia
• Fazenda do Secretário
• Fazenda Cachoeira do Mato Dentro
• Fazenda Mulungu Vermelho
• Fazenda Sao Luiz da Boa Sorte entre outras.
Sempre com agendamento prévio.
Os meios de hospedagem, oferecem todo requinte e hospitalidade que todo turista merece, sendo um capitulo a parte.
Enfim, o município de Vassouras, merece ser considerado um importante indutor do turismo em nosso Estado, não podendo ficar de fora do seu roteiro.
Fonte: ABIHRJ