Dizem que um bom filho sempre à casa torna.
Veja só o café. Que agora retorna ao seu antigo lar ainda mais especial.
O Vale do Café, berço da cultura cafeeira no Brasil Império, recebe seu bom filho de braços abertos e celebra a retomada de suas origens com uma saborosa viagem pela história: a Rota Imperial do Café. A iniciativa é fruto da união entre o SEBRAE e os proprietários das fazendas Alliança Agroecológica, Florença, União, da Taquara e Reserva Aroeira. Juntos, eles estão reintroduzindo e promovendo os cafés especiais da região.
Ao se aventurar pela rota, o visitante tem a oportunidade de degustar esses deliciosos cafés em cada fazenda.
A Rota Imperial do Café encanta pelas paisagens de encher os olhos e caminhos que levam à uma verdadeira viagem ao passado. Conhecer a rota é uma oportunidade sem igual de vivenciar um momento especial da nossa história que alia excelente gastronomia, natureza bucólica e arquitetura imponente.
O Vale do Café
No início do século XIX o Vale do Paraíba do Sul Fluminense, Rio de Janeiro, viu florescer um dos mais importantes ciclos econômicos da história do Brasil Império: o ciclo do café. O período áureo cafeeiro, contudo, ocorreu na segunda metade daquele século, quando o país foi responsável pela produção de 75% do café consumido em todo o mundo. O dinheiro do café possibilitou investir nas mais variadas infraestruturas que o Brasil implementou durante a época, mas, sobretudo, fez surgir verdadeiros “palacetes rurais” nas fazendas históricas construídas pelos nobres que ali se estabeleceram.
Galeria
Fonte: Rota Imperial do Café