A 15 km de Miguel Pereira, a Fazenda Santa Cecília (de 1780) pertenceu a Manuel Azevedo Matos. Seu filho, o fazendeiro Inácio de Souza Werneck, teve 12 filhos. Por isso há 12 palmeiras imperiais diante da entrada principal da casa. Mais tarde, Inácio Werneck passou a fazenda para o Barão de Paty do Alferes, Francisco Peixoto de Lacerda, de quem descende o ex-governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda.
O Barão foi um homem poderoso na região, que abrigava 200 fazendas do Ciclo do Café (1700 a 1810). Francisco Peixoto foi proprietário de mais de dez fazendas e cerca de mil escravos. Na antiga Fazenda Santa Cecília havia senzala, moinho de cana-de-açúcar e espaço para a secagem de café. Entre as reformas feitas ao longo dos anos, as pedras de secagem foram aproveitadas para fazer o caminho até a piscina. A casa principal, com 23 quartos, já funcionou como pousada e cenário da novela da TV Globo Paraíso.
A fazenda hoje pertence à família de José Aparecido de Oliveira. Também é conhecida como Fazenda Piedade, por ficar próximo à Estrada da Piedade. A capela projetada por Oscar Niemeyer tem painéis autorais em seu interior dedicados à santa.
À noite, a luz interna escapa pelas dobras da parede, criando um feixe luminoso na lateral da construção, sob a cúpula iluminada. Os jardins, com pequenos lagos com ninfeias, são de Burle Marx.
Fonte: Mapa de Cultura